Pedra Grande é um dos pontos turístico de Atibaia, se localiza a 1.450 metros acima do nível do mar. No alto de uma colina, aflora um enorme monólito que permite em algumas ocasiões, a prática de vôo livre, asa deltaparagliderescaladarappel e mesmo de um magnífico mirante para toda Atibaia e regiões vizinhas a ela.

A partir da Pedra Grande é possível ver, em dias com boa visibilidade, sete municípios.

Existem dois acessos principais que levam ao cume da Pedra Grande, um para carros e outros através de trilhas: - Acesso para carros: Na Rodovia D. Pedro I - SP-065 sentido Jacareí, pegue à direita no primeiro retorno após passar por Atibaia (após passar a ultima entrada). Você vai ter acesso a uma rua de terra, a partir desse ponto tem-se placas indicativas até o cume. O trajeto possui aproximadamente 10 km. - Acesso via trilhas: existem 3 trilhas principais, catalogadas, que levam ao cume da Pedra Grande. Todas partem a partir de um mesmo ponto, situado no final do Bairro Arco-Iris, bairro que fica em frente ao Pouso de Asa Delta. As 3 trilhas são: Minha Deusa (aprox. 2,4 km), Mangueira (aprox. 2,6 km) e Monges (aprox. 3 km), que seguem caminhos: à esquerda, centro e direita a partir de seu início comum. O ideal para subidas é sair cedo e sempre levar água consigo, para evitar desidratação. Nas trilhas Minha Deusa e Mangueira, tem-se 2 nascente de água (potável?). Caso sua pela trilha dos Monges (considera a mais bonita), para se ter acesso à nascente, dever-se-a retornar uns 15 minutos quando esta se encontra com a Mangueira.

Inaugurado em 2008 num dos pontos mais aconchegantes e belos do município, o Teleférico de Atibaia, liga o Lago do Major à parte alta do município, num percurso de 550 m, passando por sobre o lago, sobre o balneário, sobre um lindo espelho d’água, próximo ao Centro de Convenções e, ainda, com uma bela vista da paisagem local e do Morro da Pedra Grande.

Com equipamento de última geração, proporciona um agradável convívio com a natureza, com muita segurança e tranquilidade.

Juntamente com o "passeio de charrete", é uma boa opção de lazer para os turistas, bem como para os habitantes de Atibaia.

 

Fonte: Wikipedia

 

TUDO SOBRE ATIBAIA:www.atibaia.com.br